segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CACHOEIRAS DE MACACU/RJ - Poço do Valério

23/12/2014. Em meio a um dia nublado, saímos eu e meu nobre amigo Gomes de Itaboraí para pegar um ônibus com destino a Cachoeiras de Macacu. Chegando lá, uma forte chuva tentou nos intimidar. Mas decidimos fazer um lanche, esperar a água baixar e seguir a aventura, em direção aos poços do Valério e outros sem nome (ao menos conhecidos por nós e pelos nativos que perguntávamos pelo caminho).

O Poço do Valério é acessível por qualquer cidadão que ande, fale e respire. Tem bares ao lado e fica a menos de 200m de um ponto de ônibus. Tudo o que você tem que fazer é andar em uma rua de paralelepípedo até chegar já na margem do rio.



Pra quem gosta de pular, tem uma pedra bem alta por lá. Já pra quem gosta de mergulhar, se quiser chegar até o fundo, vai ter trabalho. A profundidade no local é tanta que dizem ter vagão de trem submerso por ali e mesmo assim não é fácil avistá-lo.


Após vários mergulhos, demos sequencia à exploração seguindo a estrada rio acima até o início de uma trilha com uma bifurcação. Primeiro, fomos pela esquerda até esse paraíso:


Em seguida, retornamos à bifurcação e seguimos pela direita, em um trajeto mais difícil, ainda mais pela forte chuva que acabara de cair. Mas valeu cada esforço, até se pendurar sobre uma pedra, pra chegar nessa coisa linda:



Dalí, continuamos avançando rio acima. Porém, sem registros, vide que tivemos que deixar a câmera por não ser à prova de água. Chegamos em outro poço, mergulhamos e voltamos à estrada.




Na rua, fomos subindo até parar de ouvir a música feita pelas quedas d'água do rio. Não avistando mais trilhas no caminho, retornamos ao Valério para hidratação. Na mesa de bar.


Outros poços que costumo visitar na cidade são o Defumados (conta com ótimo bar, restaurante e pousada às margens do rio), dos Cachorros e das Bruxas (este nas fotos abaixo, com direito a participação de Dezinha na segunda):


Nenhum comentário:

Postar um comentário